Teresa
Extase van Teresa - Basilica di Santa Maria della Vittoria - Rome
Teresa
Santa Teresa en gloria (Novelli)
Teresa
foto Por Fray Juan de la Miseria - Teresa, Domínio público, Teresa
Teresa

Teresa De Ávila

Alonso Sánchez de Cepeda era o pai de Teresa Sánchez de Cepeda Dávila e Ahumada , a santa católica Teresa de Jesus ou Teresa de Ávila . Ele nasceu em Ávila, onde foi batizado em 10 de fevereiro de 1471.

De origem judaica, seu pai Juan Sánchez era um comerciante convertido em judeus estabelecido em Toledo, que foi condenado pela Inquisição por ter apostatado e judaizado em 1485.

Ele morreu em Ávila, aos setenta e dois anos, em dezembro de 1543. Ele foi protegido quando criança, pela Chancelaria de Valladolid, em 1523.

Ele se casou duas vezes: primeiro em Ávila, com Dona Catalina del Peso e Henao, filha de Pedro del Peso, e Dona Inés de Henao. Dos quais, o capitão Juan Vázquez de Cepeda e Peso, Dona María Teresa Cepeda e Peso Henao e Pedro Cepeda e Peso Henao.

Mais tarde, em Gotarrendura , Ávila , em 14 de maio de 1509, casou-se com Beatriz Dávila y Ahumada , nascida em Ávila e falecida em novembro de 1528, filha de Juan Mateo Dávila y Ahumada, natural de Ávila, filho de Juan Blázquez. Dávila de Cordovilla e Dona Beatriz de Ahumada e Dona Teresa das Cuevas e Oviedo, nativa da cidade de Olmedo, que por sua vez era filha de Rodrigo de Oviedo e Dona Maria das Cuevas.

Com sua segunda esposa, Beatriz Dávila y Ahumada (morreu quando Teresa tinha cerca de 13 anos), Alonso teve outros dez filhos: Hernando, Rodrigo, Teresa, Juan de Ahumada, Lorenzo, Antonio, Pedro, Jerónimo, Agustín e Juana.

Alonso Sánchez de Cepeda

A biografia de Teresa é o espelho de uma Espanha conturbada e contraditória. Em 1485, seu avô, Juan Sanchez de Toledo, descendente de Conversos, como foram chamados judeus convertidos ao cristianismo, foi condenado à penitência pública pela Inquisição espanhola por causa de práticas judaizantes. Na época, Alonso, o pai de Teresa, tinha cinco anos. Mulher emancipada e mística militante: 5º centenário do nascimento de Teresa d´ Ávila.

Teresa de Ávila, O.C.D., conhecida como Santa Teresa de Jesus (28 de março de 1515 — 4 de outubro de 1582), nascida Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI, importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contra Reforma.

Teresa de Cepeda y Ahumada nasceu em 1515 em Gotarrendura, um cidade na província de Ávila, no Reino de Castela. Seu avô paterno, Juan Sánchez, era um marrano (um converso) e foi condenado pela Inquisição espanhola por ter supostamente retornado à fé judaica. Seu pai, Alonso Sánchez de Cepeda, comprou um título cavaleiro e conseguiu com sucesso ser assimilado pela sociedade católica. A mãe de Teresa, Beatriz de Ahumada y Cuevas,[7] era especialmente dedicada à missão de criar a filha como uma piedosa cristã. Teresa era fascinada por relatos sobre vidas de santos e fugiu aos sete anos com seu irmão mais novo Rodrigo para tentar conseguir seu martírio entre os mouros. Seu tio conseguiu impedi-los por sorte ao vê-los já fora das muralhas quando voltava de outra cidade. Teresa de Ávila